top of page
Buscar

PERDENDO O SONO POR FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DE SUA EMPRESA? ENTENDA O PORQUÊ E COMO RESOLVER ISSO

  • Foto do escritor: Diego Bonassi
    Diego Bonassi
  • 14 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

É comum achar que empresas lucrativas não possuem problemas com fluxo de caixa, porém isso pode acontecer. Isso é compreensível, já que alguns conceitos da contabilidade podem ser confundidos.

ree

Fonte: unsplash


O lucro é apurado pelo regime de competência e isso significa que as receitas e despesas são apuradas quando ocorrem, independentemente de seu recebimento ou pagamento. Já o caixa, é apurado, como o próprio nome sugere, pelo regime de caixa, ou seja, considerando o momento do pagamento das despesas ou do recebimento quando tratamos de receitas. Por isso, ainda que lucrativa a empresa pode apresentar dificuldades com o caixa.


Entendo essa diferença, é importante que alguns aspectos do fluxo de caixa devem ser observados por qualquer gestor, a fim de não passar dificuldade em honrar os compromissos de sua empresa.


Para facilitar a compreensão, vamos imaginar que o Seu Pereira seja dono de um pequeno varejo e contratou a Consultoria em Gestão Financeira da Titton para investigar a falta de dinheiro em caixa.


ree

Fonte: unsplash


Pela nossa equipe especializada, foi verificado que seu Pereira vendia seus produtos com prazo médio de recebimento de 120 dias.


Acontece que para manter os estoques, seu Pereira consegue negociar as suas compras com os fornecedores no prazo médio de pagamento de 60 dias. Além disso, os estoques ficam na prateleira da loja por um prazo médio de 45 dias, até que sejam vendidos.


Pelos dados obtidos, nossa equipe verificou que a empresa de seu Pereira possui um ciclo financeiro positivo de 105 dias. Isso significa que o pequeno varejo leva 45 dias para processar a mercadoria comprada e mais 120 dias para receber os valores referente às vendas dessa mercadoria, ou seja o dinheiro entra em caixa após 165 dias. Agora veja que a saída de recursos acontece no prazo de 60 dias com o pagamento dos fornecedores.


Essa situação deficitária exige da empresa uma manutenção razoável de capital de giro.


Ocorre que o dinheiro em caixa (capital de giro próprio) disponível no pequeno varejo de seu Pereira não é suficiente para suportar os prazos utilizados no negócio.


Após essa análise, nossa equipe de Consultores fez as seguintes recomendações, a fim de resolver esse problema de falta de dinheiro:


  1. Negociar um maior prazo com os fornecedores, com a intenção de diminuir a diferença entre o prazo de recebimento dos clientes e o prazo de pagamento dos fornecedores. Dependendo do prazo negociado, pode acontecer uma inversão do ciclo financeiro, ou seja, um ciclo financeiro negativo. Nesse caso, os fornecedores financiariam as operações da empresa. Por exemplo, se o novo prazo médio para pagamento dos forneceres for de 150 dias, significa que o dinheiro das vendas (prazo de 120 dias de recebimento) entraria antes em caixa.

  2. Caso não seja possível negociar com os fornecedores, repensar o modelo de vendas, a fim de adequar os prazos ou a forma de recebimento, podendo recorrer a antecipação do cartão de crédito, caso essa opção seja mais barata comparada ao empréstimo bancário.

  3. Considerando que a empresa hipotética é lucrativa, recorrer a um capital de giro de terceiros, desde que de baixo custo, pode ser uma alternativa. Esse capital pode ser um aporte do(s) sócio(s) ou até mesmo um empréstimo bancário, sendo essa uma opção a ser bem avaliada, considerando os custos desse tipo de operação. Assim, haveria uma complementação do capital de giro da empresa (próprio + de terceiros), o que seria suficiente para suportar os prazos praticados.


Adotando a melhor opção para o negócio, seu Pereira poderá dormir tranquilo, sabendo que terá saldo em caixa para honrar com seus compromissos.


A situação é hipotética, porém baseada em casos reais. O que vimos aqui foi uma insuficiência de capital de giro para manter as atividades operacionais da empresa.


Por isso é de extrema importância que pequenos e médios empresários, tenham informações financeiras suficientes para tomar as melhores decisões em seus negócios.


Quer saber como podemos ajudar sua empresa a ter mais dinheiro em caixa?


ree

Fonte: unsplash


Então basta entrar em contato com nossa equipe clicando aqui.

 
 
 

Comentários


Entre em contato com a TITTON

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Instagram

© 2022 por Titton - Gestão financeira Online. Todos os direitos reservados

bottom of page